Pular para o conteúdo principal

Vitimismo insuportável

Querida Sandra,

Hoje tive uma epifânia! Quem se faz de vítima, é vítima de si mesmo.

Eu estou cansado de conviver com esses seres humanos que se fazem de vítima e reclamam de sua própria condição.
Eu sei que parece um conteúdo de uma carta intolerante, mas eu tenho dificuldade de entender essa pessoa.
Ela deixa que os outros façam ela de gato e sapato, quando pedem uma coisa abusiva (além da capacidade ou do escopo das atividades do seu serviço) ao invés de falar não ela aceita, se sente abusada, mas não enfrenta seu abusador. Porque na realidade ela criou esse abusador.
No instante que ele pediu a primeira coisa além ela não disse não. Claro que não estou tirando a culpa do abusador. Mas a solução tem de partir dela.
Dizer um não para aquilo que você não tem escopo ou capacidade de fazer é uma redenção, não só para você, mas para quem pediu, pois se você não tem plena capacidade de executar o serviço sai mal feito.

A valorização tem de partir de si mesmo.

O pior não é só o dano próprio. Mas quem vive nessa situação age como aqueles adolescentes dependentes químicos que vemos nos programas sensacionalistas da TV: "ele destrói a sua vida e a da família".
Quando essa pessoa chega em casa ela vem reclamar de tudo isso com os familiares como válvula de escape.

E você me pergunta: porque você não fala isso para essa pessoa?

Quem disse que eu não falei? A verdade é que santo de casa não faz milagre.

Tem dia que estou disposto a escutar, tentar entender. Tem dia que eu consigo ignorar. Mas tem dia que eu estou lidando com os meus problemas pessoais, meus transtornos mentais e emocionais e ouvir reclamação como se eu fosse o culpado não ajuda! Nem estou com paciência, essa é uma palavra muito bonita, na verdade não tenho saco mesmo pra aguentar essa ladainha que dura anos e a pessoa não quer tomar as rédeas da sua própria vida.

Estou cansado, não vejo saída do meu dilema, pois não depende mais de mim.

Você diria que eu tenho que me afastar dessa pessoa, mas o que me amarra aqui é mais forte do que você pode imaginar, laços de parentesco terríveis que fazem você se sentir mal em ficar e mal de se afastar.

Com profundo desespero levemente contido pelos ansiolíticos,
Seu sobrinho insuportável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Querida Sandra...

Coisa maluca essa que é a vida. Eu tenho me sentido mal. Não ruim como das últimas vezes a ponto de querer morrer. Mas eu ando cheio de dificuldades, uma loucura só. Dinheiro é curto, pessoas dependem de mim, eu tenho planos e pensamentos. Descobri que a falta de recursos mexe com o menor dos seus valores. Eu não tô passando fome, não tô com problemas desse tipo, mas eles rondam bem de perto, não sei como será no mês que vem. Na semana que vem na verdade já é um enigma absurdo. Mas acho que preciso agradecer. Agradeço por tudo o que passei. Se tive que comer uma linguiça a menos pensando no amanhã, eu agradeço pq posso gerênciar a minha vida. Se eu usei a roupa por mais de um dia pq não sabia quando teria sabão, eu agradeço por ter roupas. Se deixei de ir ao cinema, ao parque, ou qualquer tipo de lazer, que bom que eu acumulei livros, ainda tenho acesso ao Netflix e pos...

Nada da certo

Querida Sandra, Espero que essa carta te encontre bem. Eu estou péssimo. Acabei de saber da minha mãe que ela pretendia deixar eu e meu namorado sozinhos. Não vou nem me aprofundar na questão financeira, afinal eu não tenho é nos próximos anos não terei capacidade para manter a casa em que moramos agora. Meu namorado ajuda em uma conta ou outra, quase todo o salário de estagiário dele vai para a faculdade. Mas o pior mesmo é ela ficar longe. Onde essa mulher vai morar? Com quem? Eu planejei minha vida inteira de ficar com ela até o fim, afinal ela não tem ninguém além de mim. Ela começou a falar sobre eu estar casado e que ela precisa ir, não queira explicar exatamente o porquê. Sinceramente, parece outra crise de vitimismo. Ela quis voltar a trás e falar que ignorasse tudo, mas eu perguntei como eu poderia ignorar se ela estava infeliz. A resposta veio de que ela nunca foi feliz, nem...